MEMORIZAÇÃO

MÉTODO DA ASSOCIAÇÃO

 

 

Neste médoto nós associaremos algo que queremos lembrar, e que é para nós desconhecido, com alguma coisa que nos é familiar, ou que apresenta uma rima com a palavra de origem. Ou seja, associamos algo difícil de lembrar com algo fácil de lembrar, de modo que tenham uma relação entre si. Podemos fazer associação por uma fusão de duas imagens mentais, por semelhança entre fonemas.

 

Vejamos um exemplo: queremos lembrar que a capital da Austrália é Camberra, então fazemos uma frase associada:

AUSTRÁLIA   CAMBERRA

na estrada ali o cão berra

 

Podemos utilizar, com grandes resultados, essa mesma técnica da associação para lembrar de fórmulas. Afirmamos que, aquele que estiver se preparando para um vestibular, um concurso, ou mesmo uma prova no colégio, ao final de meses de estudo, com a cabeçaa cheia de informações, na hora da prova, poderá ter dificuldades para se lembrar de fórmulas e dados. Aí é que as frases mnemônicas nos auxiliam a tirar dúvidas sobre a composição de determinadas variáveis numa fórmula, e mesmo, a nos fazer lembrar de fórmulas inteiras.

Quanto mais preparados estivermos, menos nervosos ficaremos e até isso nos auxiliará a clarear a nossa memória. Toda frase mnemônica serve como a isca do anzol para agarrar um peixe. Você até pode pegar um peixe sem isca, mas é bem mais difícil. Agora, não tenha dúvidas que, com a devida isca, a pesca será mais proveitosa. O efeito é surpreendente. Algumas vezes, dependendo da técnica usada ou mesmo da habilidade em formar as fórmulas mnemônicas, você se lembrará instantaneamente da frase e dela tirará uma fórmula ou outra informação como datas e nomes, e verá que seria impossível ter lembrado sem o auxílio das técnicas mnemônicas.

Você poderá ver mais exemplos no livro Técnicas de Memorização para Estudantes!

 


 

 

tumblr site
counter


Copyright � 1993-1995-2001-2017 -  EstudoLegal.Com  - Todos os direitos reservados - All rights reserved