|
|||
Neste método usaremos quadros mentais pré-estabelecidos, os quais nos auxiliarão na memorização; poderão ser do tipo alfa-numérico ou com palavras rimadas. Vamos entender mais, indo adiante. Já estamos familiarizados com o alfabeto fonético, então voltemos a ele, formando palavras que representem os números de 1 a 10:
São palavras que possuem consoantes que representam um número, pois você, caro leitor, já sabe que as vogais não representam números neste alfabeto, apenas dão corpo à palavra. Imaginemos um quadro mental para cada palavra:
- Dia: imagine alguma paisagem que você gosta, ou mesmo, a visão da janela da sua casa.
- aNão: pense num anãozinho que você conhece, ou algum dos sete anões da Branca de Neve.
- Mão: pode ser a sua, ou mesmo, uma mão gigante maior que sua casa.
- Rio: pense num rio e tente até ouvir o barulho das águas.
- Lã: pode ser um novelo ou um casaco de que você gosta.
- CHá: imagine uma xícara de chá, com saquinho, colherinha e tudo mais.
- Cão: pense num que você tem ou já teve, ou então, algum de que você goste.
- uVa: pense em você comendo um cacho de uva, ou mesmo pessoas colhendo uva nos parreirais.
- Baú: imagine um bem grande e com muitos detalhes.
-Taça: pode ser uma taça de campeão ou aquela para beber champagne.
Já falamos, mas vamos ressaltar mais uma vez que sua imagem mental deve ser sempre irreverente, il�gica, extravagente e mesmo ridícula, isso favorecerá a memorização. Vamos agora a uma aplicação desse método. Estudando biologia, mais precisamente zoologia, precisaríamos memorizar, na classe dos mamíferos, a ordem dos Ungulados Artiodáctilos, que são os mamíferos de casco com dedos pares (2 ou 4): 1- Boi 2- Porco 3- Camelo(dromedário) 4- Carneiro 5- Girafa 6- Hipopótamo 7- Búfalo 8- Cabra 9- Lhama 10-Alce (antílope, veado)
Para memorizarmos, basta fundirmos no quadro mental pré-estabelecido, aquilo que queremos lembrar. Vejamos:
1- Dia / Boi: veja aquela paisagem pré-estabelecida e imagine nela um boi pastando, comendo tanto que vai até sumindo um pouco da paisagem.
2- aNão / Porco: veja, ao invés de um porco, um anãozinho - coitado - numa bandeja, tostadinho e com uma maçã na boca. É uma imagem absurda, mas é assim que lembraremos que o segundo ítem refere-se ao porco.
3- Mão / Camelo: imagine uma grande mão apertando a corcova do camelo.
4- Rio / Carneiro: pense num carneiro que atravessou um rio e saiu do outro lado "magrinho" por ter molhado seu pêlo. Acrescente tantos detalhes quantos você imaginar, isso enriquece o quadro mental, ajuda-o a fixar a imagem na memória.
5- Lã / Girafa: imagine o monte de novelos de lã que seria necessário para fazer um casaco para uma girafa.
6- Chá / Hipopótamo: tinhamos aquele quadro mental da xícara, agora veja dentro dela um hipopótamo tomando banho.
7- Cão / Búfalo: pense que aquele cão, que você já tem no seu quadro mental pré-estabelecido, está cuidando de uma manada de búfalos.
8- uVa / Cabra: imagine o quadro mental das uvas e veja a cabra comendo essas uvas, e, ao invés de leite, de suas tetas sairá vinho.
9- Baú / Lhama: você pode imaginar um baú em formato de Lhama.
10- Taça / Alce: pense num alce bebendo água numa taça de cristal. Isso, se você usou a taça de cristal no seu quadro mental pré-estabelecido. É sempre bom evitar a mudança do quadro mental pré-estabelecido para não gerar confusão.
Naturalmente você pode ampliar o número de quadros-mentais pré-determinados para tantos quantos você queira. Sempre com a mesma fórmula, a mesma estratégia, em que o número vai lhe lembrar uma palavra, através do alfabeto fonético, e a palavra lhe traz é lembrança um quadro mental, onde se funde aquilo que você quer lembrar. Fascinante, não!
No livro Técnicas de Memorização para Estudantes você poderá ver sugestões para palavras-chave alfa-numéricas até o número trinta. E mais, no livro você vai encontrar as explicações do incrível e poderoso método de Palavras-chave Rimadas! www.estudolegal.com
|